English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 6 de janeiro de 2018

SOLENIDADE DA EPIFANIA

Deus desmascara a ideologia do poder e da exclusividade!
Image result for EPIFANIAO natal promovido e dinamizado pelo comércio vai desaparecendo das vitrines enquanto os comerciantes fazem as contas. As liquidações ainda atraem alguns consumidores insaciáveis, enquanto vamos consumindo, meio a contragosto, os últimos chocolates e panetones. Mas a liturgia católica vai na contramão, e está a nos lembrar que o mistério do Natal de Jesus ainda não se esgotou, e continua a nos iluminar e interpelar com sua novidade inapreensível e sua beleza envolvente. A festa da epifania de Jesus sublinha um aspecto novo do Natal: em Belém, Deus se manifesta para o bem de todos os povos.
Algumas décadas depois do nascimento de Jesus, e vários anos depois de ele ter sofrido a condenação e a morte e de ter sido ressuscitado, na voz de Paulo ressoa uma convicção arraigada na vida dos discípulos e discípulas: em Jesus, na sua vida e nas suas palavras, Deus revela sua mais límpida vontade, ou seja, que todos os povos e nações que não pertencem ao judaísmo – os chamados pagãos – são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e são associados à mesma promessa, a isso que os judeus afirmavam ser exclusivamente reservado a quem fosse da sua raça e aceitasse suas leis.
Image result for EPIFANIAÉ muito presente e atraente, também hoje, a tentação de dividir a humanidade em dois grupos: judeus e pagãos, as pessoas do bem e as pessoas do mal, os cidadãos e os não cidadãos, os santos e os pecadores, os cristãos e os hereges, os que tem méritos e os que nada merecem, nós e eles... Via de regra, aqueles que estabelecem e proclamam essa divisão se incluem sempre no primeiro grupo, os que agradariam a Deus e para quem Deus teria revelado sua vontade... Não conseguem imaginar ou entender que, em Belém e na Galileia, na Judeia e na Samaria, Jesus tenha contestado e desmascarado essa ideologia.
Mas a manifestação de Deus em Belém e em Nazaré, na estrebaria e na cruz, nas estradas e no templo, se confronta com uma outra doce e piedosa tentação: a ideologia do poder, que imagina e anuncia que Deus é todo-poderoso e age prioritariamente mediante as pessoas que se destacam pelo poder, pelo saber ou pela riqueza. Ao proclamar que o Senhor dos senhores veio a nós e que em suas mãos está o poder e a realeza, e ao perguntar onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer, a antífona da liturgia de hoje e os magos do evangelho parecem confirmar essa ideologia. Mas ambos nos remetem a uma estrebaria, a uma cocheira de animais e a um Menino enrolado em pobres panos, sem poder ou realeza.
Image result for EPIFANIACom a liturgia da epifania do Filho de Deus, a Igreja quer suscitar nos cristãos tanto a alegria como o discernimento, mas a primeira depende essencialmente do segundo. Orgulhosas pretensões de superioridade e de precedência não podem nos fazer esquecer que os primeiros sujeitos que se mostraram capazes de reconhecer a manifestação de Deus em Jesus Cristo foram pastores e pagãos, pecadores e prostitutas. Enquanto pagãos deixam a zona de conforto, buscam e perguntam, o poderoso Herodes é tomado pelo medo e os mestres e sacerdotes apenas ensinam, incapazes de dar um passo.
Em Jesus, Deus vem ao encontro daqueles que estão longe, que são tratados como últimos, que nada merecem e nada podem. E se revela aos utópicos e sonhadores, aos buscadores de terras sem males, aos construtores do bem viver, aos nômades e vagantes num mundo que aborta os sonhos, que substitui o paraíso pelo shopping center, que não reconhece limites para a ambição, que turbina as paixões desprovidas de razão, que repete doce mentiras para convencer os pobres a aprovar projetos que os golpeiam, como fazem Temer e seus asseclas em relação à reforma da Previdência.
Image result for EPIFANIADiante de tão grande e belo mistério, que passou despercebido às gerações anteriores e parece um equívoco aos poderosos de plantão, uma parte da nossa resposta é aquela à qual nos chama a profecia de Isaias: levantar os olhos, ver a libertação desabrochando por todos os lados, ficar radiante e vibrar de alegria, sentir o coração batendo forte e querendo saltar pela boca... Mas o outro lado dessa resposta é a ruptura com todo e qualquer resquício de colaboração com a ideologia dos meios poderosos e da superioridade ética ou religiosa. Depois de adorar Jesus, os magos pagãos voltam por outro caminho...
Jesus, Deus Menino, Deus em fraldas, carne da nossa carne! Chegamos a esta fase da nossa caminhada e à tua tenda, que é casa de todos os homens e mulheres de boa vontade, acompanhando buscadores estrangeiros e guiados por sinais às vezes obscuros. Na verdade, é unicamente a sede que nos guia à fonte, é unicamente a busca que nos mantem no caminho, é apenas o sonho que nos mantém com os pés no chão. E isso é tudo o que te oferecemos: nossa sede, nossa busca, nossos sonhos.  Pois sabemos que, mesmo quando não te vemos nem reconhecemos, já nos encontraste e abraçaste, incondicionalmente. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

Image result for EPIFANIA

Nenhum comentário: